O moderno conceito de horticultura faz com que ela se ache, atualmente, dividida em 6 ramos distintos. Cada um destes ramos é constituído de plantas que possuem características bem definidas, ou então destacada importância econômica.
São os seguintes:
Olericultura: cultivo de plantas oleráceas, ou seja, das hortaliças. Constitui também um ramo de exploração de grande importância econômica que se destaca pelo seu caráter intensivo.
Fruticultura: trata-se do cultivo racional e econômico das plantas frutíferas. Entende-se como tal toda planta perene que produza frutos comestíveis, em seu estado natural não importando qual seja sua natureza: se arbórea, arbustiva ou trepadeira. Sob o ponto de vista econômico e extensivo, a fruticultura é um dos mais importantes ramos da horticultura.
Jardinocultura: trata-se do planejamento, conservação de jardins públicos ou particulares. Abrange também a arboricultura ornamental ou arborização. Esse ramo da horticultura é, no momento, de grande importância na vida do ser humano, pois faz parte do seu lazer.
Floricultura: ocupa-se dos cultivos das plantas arbustivas ou herbáceas tendo em vista a produção de flores.
Viveiricultura: produção de mudas de um modo geral, para os outros ramos da horticultura.
Cultura de Ervas Medicinais e Condimentares.


Nenhum comentário:
Postar um comentário